Análise físico-química e microbiológica para consumo humano

Através dessa análise, pode-se ter certeza quanto às características físico-químicas da água e, com isso, indicar qual o tratamento correto e corrigir quaisquer critérios alterados e, assim, permitir sua utilização ou destinar para seu determinado uso e evitar o consumo indevido.

Os resultados dessa análise indicam se existe contaminação e, também, identificam quais as causas dessa poluição. Além disso, é possível verificar se a água é potável, se tem características minerais ou é própria para outros usos.

Por mais límpida que a água pareça, podem existir microorganismos nocivos a saúde humana. Para se ter certeza de que essa água é própria para o consumo, é necessária a análise microbiológica e físico-química.

As condições ambientais que a água está exposta e o uso que ela se destina influenciam diretamente na sua qualidade. O controle e a análise da qualidade da água são importantes não só pela adequação à legislação específica, mas também pela prevenção da população, da saúde humana e do meio ambiente.