ANA lança vídeos que ensinam como acessar dados na página do SNIRH

07 de Fevereiro de 2018

A partir desta sexta-feira, 19 de janeiro, estão disponíveis no canal de vídeos da Agência Nacional de Águas (ANA) no YouTube os tutoriais que ensinam como acessar os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH). Estes conteúdos também estão sendo divulgados tanto no Facebookquanto no Twitter da ANA. Há vídeos ensinam como saber se um rio é de domínio estadual ou da União, a situação dos índices de qualidade da água em pontos de monitoramento e dados sobre hidrelétricas. 

Também há tutoriais que mostram dados de estudos lançados recentemente pela Agência, como o Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas, Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada e Água na Indústria: Uso e Coeficientes Técnicos. Acesse aqui a playlist com todos os tutoriais

SNIRH

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (www.snirh.gov.br) consolida nacionalmente informações sobre a situação das águas do Brasil, como o nível dos reservatórios e dos açudes, a vazão dos rios e a qualidade das águas. A ferramenta também reúne informações sobre os usuários dessas águas, ou seja, sistemas de abastecimento urbano, irrigantes, indústrias. Sendo assim, o SNIRH permite saber quanta água está disponível, em que qualidade e qual é o uso que está sendo feito, informações utilizadas para gestão de recursos hídricos. O Sistema também é um dos instrumentos de gestão definidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos.

Fonte: https://goo.gl/6QH9dC